Forgot Password

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado do Espírito Santo – SindEducação/ES – Atua em todo território capixaba defendendo os direitos, fiscalizando e ampliando benefícios para os trabalhadores administrativos no segmento da Educação Privada.

Nossa Entidade representa aproximadamente 10.000 trabalhadores em todo o Estado, uma força expressiva e atuante, que ao longo dos seus quase 30 anos de existência, tem cumprido seu papel e prerrogativas, que são elas:

  • Lutar por melhorias nas condições de vida e de trabalho de seus representados
  • Defender a independência e autonomia da representação sindical e atuar na manutenção e na defesa das instituições democráticas brasileiras
  • Defender a unicidade sindical e a unidade do Movimento Sindical
  • Representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais de sua categoria e os interesses individuais de seus associados
  • Celebrar Convenções e Acordos Coletivos, bem como, instituir juízo arbitral
  • Promover eleições dos representantes da categoria, de acordo com decisões tomadas em Assembleias convocadas para esse fim
  • Estabelecer contribuições de todos aqueles que participam da categoria representada, de acordo com decisões tomadas em Assembleias convocadas especificamente para esse fim,
  • Colaborar, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a categoria
  • Filiar-se à Federação de grupo e a outras organizações sindicais, inclusive de âmbito internacional, de interesse dos trabalhadores, mediante a aprovação da Assembleia dos associados,
  • Manter relações com as demais associações de categorias profissionais, para concretização da solidariedade social e da defesa dos interesses nacionais,
  • Colaborar e defender a solidariedade entre os povos, para concretização da paz e do desenvolvimento em todo mundo,
  • Lutar pela defesa das liberdades individuais e coletivas, pelo respeito à justiça social e pelos direitos fundamentais das pessoas,
  • Estabelecer negociações com a representação da categoria econômica e do poder público, visando a obtenção de melhorias para a categoria profissional,
  • Constituir serviços para a promoção de atividades culturais, profissionais e de comunicações,
  • Colaborar com os órgãos públicos, visando à consecução dos interesses nacionais,
  • Instalar subsedes ou delegacias sindicais, nas regiões abrangidas pelo Sindicato, de acordo com suas necessidades e organização. Sempre visando o bem estar de seus representados.
  • Durante anos o Espírito Santo foi base territorial do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado do Rio de Janeiro (SAAE/RJ), contava apenas com uma Delegacia Sindical em Vitória. No período de 1985 a 1988, a Delegada do SAAE/RJ, Rosa Maria Cardoso, atuou no Estado. Ela com o apoio do Presidente do SAAE/RJ, Elles Carneiro Pereira, iniciaram, nos anos que atuou no Estado, um movimento para criar o SAAE/ES.

Logo recebeu o apoio do Sindicato dos Professores do Estado do Espírito Santo (SINPRO/ES) e da FITEE – Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino. Após várias negociações e assembleias, no dia 18 de março de 1988, foi criado o SAAE/ES.

O Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado do Espírito Santo tem como base de trabalho sindical em todo o Estado, representação distribuída em 600 Instituições particulares de Educação Infantil à Superior, Cursos de Idiomas, Livres, Supletivos, Cursos Técnicos, entre outros, o objetivo era formar uma Entidade Sindical que realmente representasse os trabalhadores capixabas.

Ao longo dos anos, diversos direitos foram incorporados à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a modernização do logo da marca para Sindeducação/ES, neste período também foram implementados benefícios geridos pelo Sindicato como Convênios, Bolsa de Estudo, Cursos de Aprimoramento Profissional e Atendimento Médico tudo gratuito ao associado.

O SindEducação/ES sempre atua na busca por maior fortalecimento dos Trabalhadores da Educação Privada, visando aproximar ainda mais Auxiliares e Professores e implementar politicas de valorização do seguimento. Fundou em conjunto com o Sindicato dos Professores a FETRAEE/ES – Federação Estadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos Privados de Ensino do ES, entidade que nasceu em 2015. Uma Federação capixaba, com voz ainda mais ativa na sociedade.

No cenário nacional, fazemos parte da CONTEE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino e da CTB – Central dos Trabalhadores do Brasil.

Todos os anos a Diretoria do SindEducação/ES trabalha arduamente para manter e conquistar benefícios para nossos filiados, em negociações com a bancada patronal. Após quase 30 anos de lutas, os trabalhadores capixabas tem a CCT considerada a melhor do Brasil na categoria, um orgulho para todos nós.

Outra importante vitória nos últimos anos foi à criação das nossas subsedes: Norte (Linhares), Sul (Cachoeiro de Itapemirim) e Noroeste (Colatina), que aproximaram ainda mais o Sindicato do trabalhador no Estado do ES.

Além das garantias trabalhistas, nosso Sindicato trabalha na união da categoria em eventos sociais e esportivos, com destaque para a Festa do Dia do Trabalhador em Educação, que acontece anualmente no mês de outubro, reunindo milhares de companheiros em todo Estado.

Esse é o nosso SindEducação/ES, sempre com o compromisso de lutar por você, trabalhador!